Atenção Rio das Ostras: você que é artesão não perca seu cadastro, que vai até quinta, 14

O escultor Conde aproveitou a oportunidade para renovar seu cadastro no PAB.  O cadastramento continua até quinta-feira, dia 14.Romilda de Oliveira achou ótima a iniciativa. Fotos: Cíntia Rocha.

Os artesãos precisam comparecer com uma peça inacabada para finalizar na presença da equipe. Equipe está trabalhando no Auditório da Secretaria de Turismo, a partir das 10h

Começou nesta terça-feira, 12, e vai até quinta, 14, o cadastro gratuito dos artesãos de Rio das Ostras no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). O trabalho está sendo feito no Auditório da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Praça Prefeito Cláudio Ribeiro, s/nº – Extensão do Bosque), a partir das 10h, pelas equipes do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro.

A iniciativa é uma parceria da Prefeitura de Rio das Ostras, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fundação de Cultura e Governo do Estado. Na quarta (13) o atendimento acontecerá das 10h às 16h, e na quinta-feira (14), das 10h às 13h.

Uma equipe do Programa do Estado está atendendo os artesãos de Rio das Ostras e fazendo a curadoria dos trabalhos. Com o cadastramento, os profissionais receberão a Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão, e terão direito a participar das feiras e eventos realizados pelo PAB, divulgação do trabalho, ações de qualificação e acesso a microcréditos especiais, destinados aos artesãos.

Romilda de Oliveira, de 70 anos, produz tapetes, bonecas e quadros costurados à mão e fez o seu cadastro nesta terça-feira. “Fui bem atendida e achei ótima oportunidade de fazer o cadastro”.

Já Gilberto Conde, que trabalha com entalhe em madeira e escultura em vários materiais, aproveitou a oportunidade para renovar seu cadastro no PAB. “Tenho uma barraca na Feira do Artesão há uns três anos e acho importante fazer parte desse cadastro, principalmente pela divulgação do nosso trabalho aqui e até fora do País”.

DOCUMENTAÇÃO – Para fazer o cadastro gratuito, o artesão deve levar, até quinta-feira,14, uma foto 3X4 recente, cópias do comprovante de residência, Carteira de Identidade, CPF, PIS/PASEP ou a última contribuição do INSS (caso tenha). É preciso apresentar um produto finalizado e uma peça inacabada, que deverá ser finalizada no local para avaliação. Podem ser cadastradas até três técnicas diferentes.

O artesão que se inscreveu no Programa antes de 2015 também precisa comparecer ao local para atualização dos dados, também levando os documentos exigidos.
Devido a importância de desenvolver o artesanato local, a Secretaria de Estado vai qualificar alguns servidores da Secretaria Municipal de Turismo e da Fundação de Cultura para que o cadastramento de artesãos se torne uma ação continuada em Rio das Ostras.

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...