Segundo os agentes, dois técnicos de prótese dentária e um técnico em saúde bucal trabalhavam irregularmente na clínica Sorria Rio, já que não possuíam inscrição junto ao conselho da classe, o que é obrigatório por lei.
Dois técnicos de prótese dentária e um técnico em saúde bucal que trabalhavam na clínica Sorria Rio, em Macaé (RJ), foram detidos na manhã desta quarta-feira (29) durante uma ação da equipe de fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ) e da Polícia Civil, que foram ao local verificar denúncia anônima.
Segundo o coordenador de fiscalização, Lucas Fonseca, no momento da ação, foi constatado que os profissionais estavam atuando sem inscrição junto ao CRO-RJ, o que é obrigatório por lei.
A reportagem do g1 fez contato com a clínica popular, que fica no Centro da cidade, mas a atendente disse que o responsável não estava no local, que a clínica não iria se manifestar, e desligou o telefone.
Os três profissionais foram conduzidos à 123ª Delegacia de Polícia para prestar depoimento e responderão de acordo com o Código de Contravenções Penais.
Ainda de acordo com Lucas Fonseca, tanto a clínica quanto os profissionais que estão inscritos também responderão a um processo ético-administrativo junto ao CRO-RJ, podendo ter como punição a perda do exercício profissional e aplicação de multa por acobertamento do exercício ilegal da profissão.
Ao g1, a fiscalização do CRO-RJ reforçou que está constantemente realizando inspeções em clínicas e consultórios odontológicos a fim de fazer cumprir o bom exercício da odontologia e de seus profissionais. O órgão orienta ainda que denúncias sejam enviadas para o e-mail sefis@cro-rj.org.br.
Por Gabriely de Souza, g1 — Macaé