Fotos Divulgação |
Durante a inauguração, a secretária municipal de Assistência Social, Karen Louzada, explicou que a unidade se propõe a fazer um atendimento às mulheres vítimas de violência com serviços psicológicos e jurídicos, entre outras atividades.
“Será um local para que as mulheres tenham as orientações e apoios necessários para saírem do ciclo de violência. Teremos ainda um espaço de empoderamento feminino com oficinas e cursos, para que elas tenham oportunidade de ter independência financeira”, explicou Karen, se referindo ao Programa Empoderadas, que funcionará nas dependências do CEAM.
A idealizadora do Programa, a ex-lutadora de MMA, Érica Paes, esteve presente na inauguração e explicou como funcionará o Empoderadas em Casimiro de Abreu.
“Infelizmente, os casos de violência contra a mulher vêm aumentando significativamente nos últimos anos. Só durante a pandemia, esse número aumentou em cerca de 80%. Em três anos, o Empoderadas já atendeu 150 mil mulheres em todo estado, ajudando a salvar milhares de vidas. O Empoderadas realiza ainda promoção e conscientização dos direitos e as leis voltadas à proteção das mulheres; atendimento psicológico (com extensão para os filhos das alunas); cursos de capacitação e qualificação profissional e reiteração aos estudos”, revelou Érica.
Na ocasião, também foi anunciada a implantação da Patrulha Maria da Penha no município. O secretário de Ordem Pública e Defesa Civil, Wellington Lima, ressaltou a importância da Patrulha na rede de proteção às mulheres.
“A Patrulha Maria da Penha atuará de forma preventiva e protetiva nos casos de violência contra à mulher, por meio de acompanhamento com medidas protetivas de urgência pelos Patrulheiros da Guarda Municipal, com a cooperação dos órgãos e entidades que constituem a rede de atendimento às mulheres em situação de violência” disse o secretário.
O prefeito Ramon Gidalte ressaltou os investimentos que a atual gestão vem realizando no setor de segurança. “Acolher e apoiar as mulheres vítimas de violência é obrigação do poder público. E é isso que estamos buscando aprimorar com a chegada do CEAM e a implantação do Empoderadas e da Patrulha Maria da Penha. Sabemos que, infelizmente, existe uma demanda bem elevada nos casos de violência contra a mulher, por isso nossa missão é criar mecanismos para coibir esse tipo de violência no nosso município”, afirmou Ramon.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do deputado estadual, Bruno Dauare, que no período que esteve à frente da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos foi um dos responsáveis pela implantação do CEAM em Casimiro de Abreu.
Fotos Divulgação |
O Ministério Público, através da Promotoria de Justiça de Casimiro de Abreu, também se manifestou sobre a implantação do CEAM. “O Ministério Público entende que a temática da violência doméstica e familiar contra a mulher é um assunto que deve ser debatido em todas as esferas da sociedade, cabendo ao poder público propiciar os meios para a mitigação das diferentes formas de manifestação dessa violência. As ferramentas que hoje são inauguradas são um passo importante no atendimento ao comando legislativo que determina que o poder público desenvolva políticas que visem garantir os direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares”, diz a nota assinada pela promotora Tatiana Kaziris.
Também marcaram presença no evento vereadores, autoridades policiais e sociedade civil organizada.