Alexandre de Moraes é eleito para novo mandato no TSE

Ministro Alexandre de Moraes, durante sessão da 
1ª Turma do STF | Foto: Nelson Jr./SCO/ST

Em agosto, ele assumirá a presidência do órgão e ficará responsável pelas eleições deste ano

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi eleito nesta quarta-feira, 1º, para um novo mandato de dois anos como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A votação ocorreu no início da sessão do Supremo. Moraes foi reconduzido por 10 votos a 1 — como o indicado não pode votar em si mesmo, Moraes votou na ministra Carmem Lúcia para o cargo.

Ele assumirá a presidência do TSE em agosto, no lugar do ministro Edson Fachin, e conduzirá as eleições de outubro. O mandado termina em junho de 2024.

-Publicidade-

O tribunal é composto de sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal, dois do Superior Tribunal de Justiça e dois juristas nomeados pelo presidente da República entre advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, a partir de lista tríplice indicada pelo STF. Cada ministro é eleito para um biênio e é proibida a recondução após dois biênios consecutivos.

Cassação de candidatos

Ontem, 31 de maio, Moraes deu o tom de como será seu mandato à frente da Corte. Ele defendeu a cassação do registro de candidatos que divulgarem “fake news” nas redes sociais durante as eleições.

Notícias fraudulentas divulgadas por redes sociais que influenciem o eleitor acarretarão a cassação do registro daquele que a veiculou”, disse Moraes, em um evento com diplomatas estrangeiros, na noite da terça-feira 31. “A Justiça Eleitoral está preparada para combater as milícias digitais da internet.”

Redação Oeste

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...