Rússia suspende fornecimento de gás para Polônia e Bulgária

Kremlin cobrou de países compradores do gás o 
pagamento em moeda russa | Foto: Reprodução/Twitter

Membros da Otan, os governos polonês e búlgaro já esperavam a decisão de Moscou

A empresa estatal russa de energia, a Gazprom, suspenderá o fornecimento de gás a partir de quarta-feira 27 à Polônia e à Bulgária, informaram os dois países nesta terça-feira, 26. No entanto, eles descartam risco de escassez. A medida é considerada retaliação, devido às sanções do Ocidente contra a Rússia.

“Hoje, a Bulgargas EAD recebeu uma notificação de que os fornecimentos da Gazprom Export serão suspensos a partir de 27 de abril de 2022”, informou o Ministério da Economia búlgaro.

“A Gazprom informou à PGNiG (companhia petrolífera polonesa) sobre sua intenção de suspender completamente o fornecimento no âmbito do contrato Yamal (…) em 27 de abril”, informou a empresa polonesa de gás.

Apesar do corte, Polônia e Bulgária, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia, asseguraram que não haverá escassez, pois se prepararam para obter de outras fontes o gás que faltar.

“Não haverá escassez de gás nos lares poloneses”, disse no Twitter a ministra do Clima, Anna Moskwa. “Desde o primeiro dia da guerra, declaramos que estamos preparados para a plena independência das matérias-primas russas”, acrescentou.

O governo búlgaro declarou, por sua vez, que havia realizado “ações para encontrar acordos alternativos para o fornecimento de gás natural”. Também não está prevista nenhuma medida restritiva de consumo.

“A parte búlgara cumpriu plenamente suas obrigações e efetuou todos os pagamentos exigidos no contrato em seu devido tempo”, disse o governo da Bulgária após o anúncio da Gazprom.

A medida por parte do Kremlin ocorre depois de o governo russo avisar que os abastecimentos de gás seriam interrompidos se não fossem pagos em rublos a partir de contas russas.

A Rússia garantiu que o preço do gás seria mantido na moeda dos contratos atuais, quase sempre em euros ou dólares, e que os clientes teriam de fazer uma simples operação de câmbio na Rússia.

Redação Oeste

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...