PROCON lembra que uma resolução da ANP obriga todos os postos a terem um kit para teste
Nesta quinta-feira, dia 28 de abril, o Procon de Rio das Ostras realizou ação de fiscalização após receber denúncias de suspeita de combustível adulterado sendo comercializado em postos de combustível da Cidade.
Os fiscais realizaram no ato fiscalizatório o chamado teste de proveta, com o objetivo de identificar se o combustível comercializado pelo estabelecimento estaria fora dos padrões estabelecidos pela Agencia Nacional do Petróleo (ANP).
Foi identificado que a gasolina comercializada se encontrava com mistura de aproximadamente 26%, isto é, dentro dos padrões legais.
“O teste da proveta indica a quantidade de etanol anidro na gasolina, que pelas regras da ANP deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada. Para as gasolinas premium, o valor é de 25%. O PROCON lembra que uma resolução da ANP obriga todos os postos a terem um kit para teste. Os frentistas devem estar habilitados a fazê-lo gratuitamente na frente do cliente “, explica Rafael Macabu, coordenador executivo do Procon de Rio das Ostras.