Vamos isolar a Rússia ainda mais', disse o presidente
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou nesta terça-feira, 1°, que vai fechar o espaço aéreo dos EUA para aviões russos. A declaração foi dada durante o primeiro discurso do democrata sobre o Estado da Nação, evento tradicional em que o chefe do Executivo presta contas do governo federal.
“Nos juntaremos aos nossos aliados, isolando ainda mais a Rússia”, disse Biden, ao mencionar que a Casa Branca aplicará mais sanções contra o regime do presidente Vladimir Putin. O democrata reiterou que não pretende enviar tropas militares para a Ucrânia, mas sim para países que são membros da Otan.
Biden informou que militares dos Estados Unidos estão a caminho dessas nações. “Mobilizamos forças terrestres americanas, esquadrões aéreos e desdobramentos de navios para proteger os países da Otan, incluindo a Polônia, a Romênia, a Letônia, a Lituânia e a Estônia”, garantiu o chefe do Executivo.
O presidente ressaltou a “união de líderes ocidentais contra a autocracia”. Segundo Biden, as democracias estão crescendo e o mundo está escolhendo o lado da paz e a segurança. Na semana passada, o chefe do Executivo conversou com líderes da União Europeia para discutir ações contra Putin.