Argentina entra em estado de emergência agrícola

Seca na Argentina | Foto: Reprodução

Clima adverso levou o governo à medida extrema

O clima adverso em várias partes da Argentina levou o governo a decretar estado de emergência agrícola em quatro Províncias: Santa Fé, Mendoza, Córdoba e Misiones. A medida foi assinada na sexta-feira 21.

A situação prejudicou o agro desses locais. Em Santa Fé, o problema é a seca. Já em Misiones e Córdoba, além da estiagem, queimadas afetam as áreas produtivas. Em Mendoza, as geadas e o granizo prejudicaram as plantações.

O Executivo e os governadores vão monitorar o cenário.

Economia argentina

Além do mais recente problema com o agro, a Argentina enfrenta dificuldades na economia em geral, comandada pelos peronistas Alberto Fernández e Cristina Kirchner. A dupla sofreu uma derrota nas eleições do ano passado.

A Argentina encerrou 2021 com inflação em 51% — em dezembro, o aumento registrado foi de 3,8%, conforme o mais recente levantamento do Instituto Nacional de Estatísticas e Censos, equivalente ao IBGE do Brasil.

A meta do Ministério da Economia era fechar o ano com 30% de inflação. Contudo, o atual resultado veio dentro do esperado por consultorias privadas da Argentina. Conforme o “IBGE” daquele país, o preço dos alimentos impulsionou a alta no Índice de Preços ao Consumidor do ano passado.

Trata-se do segundo maior índice registrado pelo país desde 1991. Até o momento, o recorde pertence ao ex-presidente Mauricio Macri: 53,8%, em 2019. Liberal, Macri recebeu uma Argentina endividada, em razão do governo de Cristina Kirchner, acusada de maquiar dados econômicos de sua gestão.

Redação Oeste

Postagem em destaque

Aposte no seu time com Júnior do Bolão com várias chance de ganhar

Faça seu cadastro e aposte pelo site:    http://www.bolaodasorte.bet  O melhor site de apostas esportivas do Brasil.  Todos os jogos de hoje...