A partir do dia 1º de dezembro até o dia 24, véspera de Natal, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPtrans) fará mudanças nos estacionamentos rotativos do Centro Histórico e do Quitandinha. Vão ocorrer alterações nos horários e dias de funcionamento com o objetivo de garantir mais acesso às vagas nas áreas que devem receber maior número de visitantes durante as festas de fim de ano.
Com a programação do Natal Imperial, divulgada pela Prefeitura, a expectativa é de que a procura pela cidade aumente. Portanto, a medida vai reorganizar o estacionamento rotativo em 33 ruas do Centro e do Quitandinha, que estão nas áreas do evento ou próximas de onde ocorrerá a programação.
O que muda?
Previsão de rotativo aos domingos
Está prevista a extensão do rotativo para funcionar também aos domingos, em pontos determinados da cidade.
Ampliação do horário e novos rotativos
O horário de funcionamento do estacionamento rotativo, que, atualmente, se encerra às 19h, passa a funcionar de 8h às 22h em algumas dessas ruas. Veja algumas mundanças:
- Na avenida Koeller, que dá acesso à Praça da Liberdade, um dos locais que recebe as luzes e eventos do Natal Imperial, o rotativo será operado de quarta-feira a domingo, de 8h às 22h, na pista sentido Catedral. Já no sentido oposto, também ocorrerá o estacionamento regulamentado a partir das sextas-feiras, de 18h às 22h e sábados e domingos, de 8h às 22h.
- Outras vias importantes do Centro Histórico, como a Avenida Tiradentes (nos dois sentidos), a Rua Imperatriz, a Rua Marechal Deodoro e a Rua General Osório também contarão com extensão do horário e dias de funcionamento do estacionamento rotativo.
- No Quitandinha, também acontecem mudanças na área do acesso ao Parque Cremerie, na Estrada da Independência, nas duas pistas da Rua Joaquim Rolla e na Rua República da Argentina.
- O estacionamento no Horto Mercado Municipal, em Itaipava, também passou a contar com funcionamento de estacionamento rotativo, desde sábado (27), com a cobrança nos mesmos valores praticados nas demais áreas demarcadas da cidade. Já a partir do dia 1 de dezembro, a medida também será aplicada na área do entorno do Sesc Quitandinha e do Parque Cremerie.
“É uma medida necessária nessa época porque a demanda por vagas aumenta significativamente. É uma forma de democratizar o acesso a essas vagas num período em que as pessoas buscam essas áreas da cidade para participar da festa e, facilitar o acesso dos petropolitanos e dos turistas têm impacto direto na nossa economia”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, Luciano Moreira.
A CPTrans lembra que todas as áreas com mudança serão sinalizadas e que agente de trânsito vão atuar na orientação dos motoristas.
Por g1 — Petrópolis