Rio das Ostras prossegue com a Campanha “21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher” até a próxima semana. Entre as atividades constam rodas de conversa on-line e divulgação do trabalho promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). No dia 10 de dezembro, às 10h, será realizada a mesa de encerramento intitulada “Sociedade e Poder Público: como estamos após 15 anos de Lei Maria da Penha”.
Os palestrantes da mesa de encerramento serão o psicólogo e psicanalista Dario Córdova Posada e a assistente social Luciana Araújo. Dario é responsável pela implantação de uma metodologia de responsabilização jurídica dos agressores no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Já Luciana é pesquisadora em grupos reflexivos com homens autores de violência no âmbito do Sistema Judiciário. A mesa tem participação restrita a convidados e acontece na Igreja Dignus Est, localizada na Extensão do Bosque.
Nesta quinta-feira, dia 2 de dezembro, às 15 horas, acontece a roda de conversa on-line com o tema “Atendimento ao Homem, uma proposta de reconstrução”. A última roda de conversa acontece no dia 9 de dezembro, também às 15h, para debater a “Saúde Mental e Masculinidade no contexto da violência contra a mulher”. As inscrições para as lives devem ser feitas pelo WhatsApp (22) 2771-3125.
A Campanha em Rio das Ostras é realizada pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) do Município. O trabalho desenvolvido pela unidade tem sido divulgado durante a campanha com balcão de informação, que na última terça, 30 de novembro, funcionou no Centro de Cidadania. O Ceam oferece atendimento e orientação por intermédio de equipe Multidisciplinar em sua sede, localizada na Avenida Roberto Silveira, s/nº, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Pelo telefone e mensagens por aplicativo com o número (22) 2771-3125 é possível obter mais informações.
CAMPANHA INTERNACIONAL – Realizada em mais de 150 países, a campanha internacional é originalmente conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”. No Brasil, a iniciativa começa no “Dia da Consciência Negra”, em 20 de novembro, por considerar a mulher negra duplamente vulnerável. Nesse período também são comemorados o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro), o Dia de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
Dia 02/12/2021 – quinta-feira
Roda de Conversa – LIVE
Horário: 15h
Tema: Atendimento ao Homem, uma proposta de reconstrução
Convidados:
Paulo César – Coordenador do Centro de Referência do Homem Dario Córdova Posada – Psicólogo/Psicanalista
Mediadora:
Débora Azeredo – Psicóloga
Inscrição através do Whatsapp – (22) 2771-3125
Dia 06/12/2021 – segunda-feira
CEAM com você na “Sala de Espera”
Horário: 8h às 8:30h – CRAS CENTRAL
Téc. Resp. do CEAM – Assistente Social Célia Regina
Participação liberada para as pessoas que aguardam atendimento e servidores da unidade
Dia 07/12/2021 – terça-feira
Espaço Aberto – Divulgação CEAM e Mobilização dos 21 dias de Ativismo
Horário: 9h às 15h – Sede Prefeitura de Rio das Ostras
Balcão de Orientação e Informação, para quem tiver interesse
Dia 09/12/2021 – quinta-feira
Roda de Conversa – LIVE
Horário: 15h
Tema: Saúde Mental e Masculinidade no contexto da violência contra a mulher
Convidado:
Deivid Barreto – Psicólogo especializado em Saúde Mental Mediadora:
Débora Azeredo – Psicóloga – Técnica CEAM
Inscrição através do Whatsapp – (22) 2771-3125
Dia 10/12/2021 – sexta-feira
Mesa de Encerramento
Horário: 10h
Tema: Sociedade e Poder Público: como estamos após 15 anos de Lei Maria da Penha?
Local: Igreja Dignus Est
Av. Brasil, nº 144 – Extensão do Bosque – Rio das Ostras
Palestrantes:
Dario Córdova Posada – Psicólogo/Psicanalista – Mestrado sobre Modelos de Masculinidade – Implantação de uma metodologia de responsabilização jurídica com autores de violência, no I Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
Luciana Araújo – Assistente Social – Doutorada e Concluinte de Pesquisa em grupos reflexivos com homens autores de violência no âmbito do Sistema Judiciário.
Convidados: Profissionais da Rede de Serviços Públicos e Representantes da Sociedade Civil, “Acesso Restrito respeitando o protocolo de segurança sanitária”