Os dados mais recentes do Fórum Econômico Mundial indicam que a Venezuela fechará o ano como o país mais pobre da América Latina. Segundo projeções do FMI , o país de 28 milhões de habitantes, com uma das maiores reservas de petróleo do mundo, terminará o ano com a menor renda per capita da região: US $ 1.627 – atrás do Haiti, com US $ 1.690. Há dez anos, a renda per capita do país era de US $ 12,1 mil.
O relatório estatístico do FMI, com o banco de dados ‘World Economic Outlook’ apresentado em outubro, indica que a nação sul-americana já é ainda mais pobre que o Haiti.
É o Produto Interno Bruto per capita, a preços correntes, que é um indicador macroeconômico que resulta da divisão do valor total de todos os bens e serviços finais de um país pelo número de seus habitantes.
O gráfico indica que a Venezuela registra queda sustentada desde 2015.
Em seu relatório, o FMI afirma que é difícil projetar dados sobre a economia venezuelana, uma vez que os analistas não dispõem de todas as informações e há dificuldades na interpretação de alguns indicadores econômicos.