Foto: Pedro França / Agência Senado |
Segundo o senador, a “vacinação é um compromisso de saúde pública
Nesta terça-feira (2), o senador Humberto Costa (PT-PE) apresentou projeto para derrubar a portaria do Ministério do Trabalho, publicada ontem que proibiu a demissão de não vacinados.
“Apresentei um projeto que susta a Portaria MPT Nº 620, de 1º de novembro de 2021, do Ministério do Trabalho que, entre outras medidas, proíbe que empregadores exijam comprovante de vacinação, testes, exames, inclusive de COVID-19. A vacinação é um compromisso com a saúde pública”, disse o senador.
O Ministério do Trabalho publicou ontem uma portaria em edição extra no Diário Oficial da União, proibindo que empresas exijam comprovante de vacinação no ato da contratação ou manutenção do emprego do trabalhador.
“Ao empregador é proibido, na contratação ou na manutenção do emprego do trabalhador, exigir quaisquer documentos discriminatórios ou obstativos para a contratação, especialmente comprovante de vacinação, certidão negativa de reclamatória trabalhista, teste, exame, perícia, laudo, atestado ou declaração relativos à esterilização ou a estado de gravidez.”, afirma a portaria.