Desabrigados e desalojados recebem atendimento. Fotos: João Barreto |
Água atingiu ruas do bairro da Fronteira
Foi realizada na tarde deste sábado (31), a remoção de duas famílias moradoras da área que está sendo afetada pela ressaca, na Fronteira. A ida para o abrigo da Prefeitura faz parte da força-tarefa que foi reforçada em função do avanço do mar na localidade.
A remoção foi de um casal e um idoso, que moram na Travessa 5. Entre eles estava o senhor José Batista de Barcelos, de 65 anos, que tem a estrutura dos fundos da casa comprometida pelo avanço da água. "Moro há mais de 30 aos aqui e nunca vi isso. Vou ter que sair, agradeço aos meus vizinhos e amigos, alem da Prefeitura que está me ajudando", comenta.
Nesta mesma tarde, a equipe da Defesa Civil também atuou na interdição de um área de risco com quatro imóveis, em que teve sete moradores desalojados que foram para casa de parentes.
Outra interdição foi de uma casa em frente ao mar, em que uma moradora e três filhas também se deslocaram para moradia de familiares.
A área desocupada está recebendo planejamento e estudo técnico das secretarias operacionais. Segundo o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, o monitoramento segue neste domingo (1 de agosto). "Vamos continuar orientando as pessoas sobre os riscos e oferecendo suporte para atender os desabrigados e até desalojados da melhor forma possível", ressalta.
Segundo o Secretário Adjunto de Habitação, Leandro Mussi, a força-tarefa seguirá com o propósito de atender aqueles que estão em situação de risco, em função da ressaca. "A força-tarefa está sendo de suma importância. Estamos encaminhando aqueles que desejam para o abrigo e também unindo forças para oferecer suporte necessário aos moradores da Fronteira", destaca.
A força-tarefa foi reforçada neste sábado (31) com a participação das secretarias adjuntas de Defesa Civil, Serviços Públicos, Comunicação, além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade. O trabalho também tem a parceria a da Secretaria de Ordem Pública e Procuradoria Geral do Município. A Defesa Civil atende 24 horas pelo telefone 199.