Dezembro Vermelho tem objetivo de ampliar a testagem na Rede Municipal de Saúde
A Prefeitura de Rio das Ostras já está se preparando para o Dezembro Vermelho, campanha que marca uma grande mobilização nacional de luta contra o vírus HIV. A programação prevê ações educativas e de sensibilização nas Unidades de Saúde e na Cidade, além da ampliação da agenda para realização de testes rápidos.
Nesta quarta-feira, dia 1º de dezembro, Dia Mundial contra a Aids, a equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais de Rio das Ostras realizou uma ação no Centro da Cidade. Nessa data, os profissionais distribuíram materiais informativos e preservativos.
COVID-19 – A Pandemia da Covid-19 trouxe impactos em todos os setores da saúde, inclusive na estrutura de cuidados e prevenção do HIV/Aids, reduzindo o número de testes realizados e dificultando a continuidade dos tratamentos.
Um levantamento preliminar sobre o impacto da Covid-19 mostrou que 25% dos gestores e 30% dos profissionais de saúde relataram redução na oferta de testagens nos serviços de referência.
Além disso, 32% dos gestores e trabalhadores em saúde alertam para redução de testagem nas Unidades de Saúde.
“Considerando os impactos a pandemia, as ações programadas para o Dezembro Vermelho no Município têm objetivo de aumentar a oferta de testagens em todas as unidades de saúde”, explica Bianca Monteiro, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais de Rio das Ostras.
Bianca destaca que, para evitar aglomerações, respeitando as medidas de prevenção ao coronavírus, serão priorizadas as ações ao ar livre.
TESTAGEM – Como parte da programação, será ampliado o número de vagas para realização de exames rápidos de HIV nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Também haverá mais vagas de testes às segundas, terças, quartas e quintas-feiras de dezembro no SAE- Serviço da Assistência Especializada. O SAE funciona na Unidade Nilson Marins (onde se localiza a Coordenadoria de Controle de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga), em Cidade Beira Mar.